Qual o seu canga?
A vida humana é composta não apenas por sucessivas mortes, capazes de nos reinventar como sujeitos identitários, mas também por novos nascimentos.
Para cada nascer, a vida nos proporciona distintas companhias, mais alinhadas com as nossas atuais perspectivas e inteiramente fiéis ao propósito de ancorar em um novo porto. Sem elas, a escuridão parece não ter fim.
É aqui que destaco a importância de termos um “canga”.
No jargão militar, esse indivíduo é aquele companheiro sempre presente, voluntarioso, familiar por escolha, capaz de nos livrar de grandes enrascadas e senão o primeiro a nos prestar apoio quando dele mais precisamos.
Nos cursos de formação policiais, é muito comum ouvirmos os instrutores discorrerem sobre os perigos de se caminhar sozinho. Afinal, quem nunca recebeu a ordem de “levar o canga” para a execução das tarefas mais básicas às mais complexas?
Mas tudo aquilo tem um porquê. E é bem verdade que amadurecemos quando entendemos o seu real significado.
Assim como nas incursões policiais, progredir sobre o terreno inimigo sem uma retaguarda capaz de vasculhar cada beco de onde possa sair um perigo é uma escolha destinada ao fracasso.
Saiba que só se mantém vivo na linha de frente quem se propõe a sair vivo, juntos, com alguém.
Irmãos são gerados no fragor do combate. Assim, será o canga o responsável por nos fazer caminhar mais alguns metros, quando as nossas pernas, cambaleando entre si, parecerem não suportar mais a longa jornada.
Mesmo quando fracassarmos em nossas batalhas, seremos capazes de nos alegrar por suas conquistas.
Assim, se há quem pense que caminhar sozinho evita decepções, saiba que ter por quem vibrar é muito mais honroso.
Como bem escreveu o sábio Salomão, em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.
Nenhum heroísmo será suficiente para te manter vivo em meio a uma guerra cujos egoístas ficam pela caminho. Definitivamente, ela não é o lugar mais propício para lobos solitários.
Na imagem acima, Jackson Queiroz e Wesley Sales, membros do Caveira, que não desistiram até serem aprovados juntos.