E se não der a lógica?
A lógica pode ser entendida como uma probabilidade favorável de que um fato venha a ocorrer no mundo real. Evidentemente, sempre se espera que essa variável aja em favor dos que transformaram o hábito em excelência, como bem definiu Aristóteles.
Se um atleta profissional de futebol acertou 9 bolas em gol de uma sequência de 10 chutes, como duvidar de que ele converterá a última?Assim, em um mundo próximo da perfeição, em que as variáveis externas perdem o seu poder de influência sobre eventos reais, a lógica é dada como um resultado quase certo. E disso quase ninguém duvida, porque se trata da real possibilidade de ocorrência de um evento maior sobre um conjunto universo bem menor.
Espera-se que o melhor esportista seja premiado.
Que o maratonista adaptado às grandes distâncias conclua, com êxito, as mais curtas.
E que o conhecimento, uma vez internalizado e revisado, possa ser reproduzido com facilidade, quando dele for exigida a sua aplicação.
Contudo, a vida humana, com suas adversidades e surpresas, não se traduz por meio de uma fórmula matemática, justamente porque nem tudo ocorre como previmos.
E no mundo da preparação para as carreiras policiais, parceiro, a lógica é o que menos importa.
Nesse caminho, na maior parte das vezes, só restarão você, seu sonho e várias tentativas, envoltas a fracassos e conquistas.
Nem sempre haverá tempo suficiente para remendos entre uma ou outra reerguida.
É perfeitamente possível que um candidato, aprovado para determinado cargo público em concurso público anterior, seja reprovado no edital seguinte.
Ou, ainda, que o candidato mais bem preparado para um Teste de Aptidão Física (TAF) seja considerado inapto, por circunstâncias referentes à execução de seus movimentos.
E aquilo que era visto como lógico dá lugar ao azar — à zebra.
Mas e daí?
Você não pode ser definido por um resultado desfavorável em um universo cujas chances de êxito são infinitamente maiores.
Portanto, se não der a lógica, que venham os novos desafios.
Para aqueles que não desistem de maneira fácil, a vitória sempre estará presente numa distribuição contínua de possibilidades.