A longa marcha: por que o imediatismo é teu inimigo?
A jornada em busca da farda é semelhante a uma longa marcha operacional. Apesar do peso sobre os ombros e da respiração fustigante, que vai sendo ajustada a cada passada, os primeiros quilômetros são movidos tão somente pela esperança da sobrevivência, sobretudo porque cada metro percorrido te aproxima da realização de vencer essa etapa rústica. Apesar disso, o percurso é extenuante, o destino, ignorado; os instrutores, por sua vez, sedentos pela queda dos mais fracos. Sem mencionar que o coturno está molhado, os lábios permanecem secos e o peso da mochila que equipa cada aluno faz envergar a coluna que os mantém de pé. Ao final desse grandioso evento, de que lado você deseja estar: dos vencidos ou dos vencedores?
Em meio aos tentantes que ficam pelo caminho, com feridas abertas nos pés, os motivos pelos quais você persiste serão colocados em dúvida. Não estou falando de uma corrida de 100 metros, parceiro, mas de uma jornada de dezenas de quilômetros sob diversas condições e distintos terrenos. Antes de testar a tua capacidade de resistir fisicamente à grande distância, a marcha provará a nossa mente que, em meio à pressão externa, buscará conforto.
Aqui, mais do que nunca, o imediatismo é teu inimigo. Diante da febre incessante da aprovação para as carreiras policiais no menor tempo possível, ele te fará negligenciar as reais condições de luta, que abrangem candidatos cada vez mais melhor preparados. Nesse cenário, eu preciso te dizer que, antes de ser vivida, a marcha precisa ser treinada, desde aquilo que é mais básico até o mais complexo dos assuntos. Por exemplo, até se torna comum para os iniciantes ignorar um conhecimento sobre expressões algébricas, até que você necessite dele, mais à frente, para resolver uma questão avançada de Estatística na prova da Polícia Federal. Assim, embora você possa ignorar essa necessidade, terá de lidar com as suas consequências.
Portanto, não se precipite. Antes de ser uma provação, a marcha é uma necessidade da alma humana. No Caveira, não vendemos a ilusão de dias fáceis, mas te preparamos para qualquer cenário possível. Ao final desses quilômetros fustigantes, você perceberá que nada foi perdido, nem à toa.